A não conformidade à LGPD envolve os seguintes riscos para o empresário do comércio varejista:
a) Perda de competitividade na “economia dos dados” pela incapacidade de atender mudanças de comportamento e necessidades do novo consumidor.
b) Perda de oportunidade de fazer negócios com organizações alinhadas ao sistema de proteção de dados pessoais como empresas, bancos, seguradoras da União Europeia e de mais de 100 países, inclusive os que fazem parte da OCDE.
c) Perda de oportunidade de fusão ou aquisição e do valor da empresa.
d) Má reputação perante o mercado, consumidores, trabalhadores, fornecedores etc.
e) Penalidades na esfera administrativa, aplicada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), podendo repercutir na esfera judicial cível e trabalhista.
Parceria com Goodbros disponibiliza orientação para o varejo de alimentos
A proposta é assessorar os varejos alimentícios sobre o que é a LGPD, sua vigência, seus benefícios. Além disso, sensibilizar e educar o empresariado deste setor sobre o que são dados pessoais, quem são os responsáveis por esta adequação e as consequências do ponto de vista da fiscalização e penalidades.
Mais do que saber sobre a Lei Geral de Proteção de Dados é saber como se adequar às exigências, bem como mitigar os riscos decorrentes da LGPD. E temos uma equipe dedicada ao tema e competente para sensibilizar, capacitar e orientar empresas sobre as boas práticas, do ponto de vista jurídico e da segurança da informação, na gestão de dados pessoais – de clientes, empregados, terceirizados, parceiros etc.
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